sexta-feira, 19 de abril de 2013

Seguindo orientações  e estudos de diversos - e pasmem, antigos - pedagogos e educadores, e observando também que, a escola pública, por definição seria laica, nós, dessa gestão, resolvemos por em prática a desvinculação do currículo de Educação Infantil das datas comemorativas, tão celebradas e festejadas na maioria dos espaços Educacionais de anos iniciais e, num passado não muito distante, aqui mesmo, na Chácara do Céu (basta conferir imagens nas postagens dos anos anteriores). Precisamos registrar aqui, o quanto é difícil fazer essa desassociação quando diversos fatores como a pressão da mídia e a expectativa da própria comunidade pois a escola "sempre fez" contribui para a permanência deste hábito.

Durante o ano, e nas reuniões pedagógicas com equipe e responsáveis, fomos capacitando, na medida do possível, e explicando como o trabalho  com projetos é mais recomendado para qualquer criança de qualquer turma, e  foi um ano com muitos questionamentos e muitas superações, mas que valeu a pena e em dezembro, finalizamos sem festa de natal e papai noel, e sim com uma semana de brincadeiras e oficinas diversificadas para encerrar o ano e com brinquedos reciclados para curtir nas férias.
As mesmas oficinas foram propostas no dia das crianças, onde percebemos que as mesmas estavam com uma ideia de consumo muito forte.  Nas assembleias ministradas pela direção percebemos que elas falavam muito mais em comprar ou em ganhar do que propriamente o que estava acontecendo nas vidas delas, e com isso, iniciamos o projeto Feira de Trocas Toma lá dá Cá, que é um projeto com o principal objetivo de diminuir o consumismo e é um projeto aplicável em qualquer lugar, com qualquer público.  Atualmente a Feira de Trocas está na sua 5ª Edição e foi premiada nacionalmente pelo concurso de tecnologias sociais promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum. http://www.aprenderensinarts.com.br/
A Primeira Edição desta feira foi aqui, na escola propondo troca de brinquedos, na semana do dia das crianças.
Primeira Edição da feira de trocas Toma lá dá cá

Trocas em ação!

 Ainda na páscoa, a Equipe optou por valorizar o trabalho da criança e ensiná-las a fazer o chocolate e o bolo de chocolate e confeitá-lo através de oficinas.  Dessa forma, a páscoa, o dia das crianças e o fim do ano letivo, foram trabalhados com mais consciência e menos festas e sem um currículo que pula de uma data comemorativa para outra.
Oficina cupcake e confeitagem
Oficina culinária

As oficinas fizeram parte da rotina naquela semana, sem alardes, e as crianças repassaram esses conceitos em casa.  Recebemos retorno quanto à reciclagem por exemplo com o relato da mãe do aluno Juan Gabriel Miranda Hespanhol que percebendo muitas canetas espalhadas em sua casa, pegou uma garrafa PET, cortou e fez um porta lápis para a casa. Essas pequenas demonstrações fazem o esforço valer a pena!  
Assim, com a premiação da feira de trocas e das oficinas do subprojeto "Eu que fiz", com a preocupação de todos nós em amenizar nossa "estadia" no Planeta Terra e tornar nossa existência menos impactante para o meio ambiente através da preocupação com o mesmo, com os cuidados com o lixo e demais questões ambientais... o nosso Plano de trabalho anual para 2013 é sustentabilidade.
Oficina de pintura com gelo

Oficina de faz de conta

Ainda oficina de faz de conta 

Contação de histórias com retoprojetor

Piquenique na praça

Pintura no isopor

Ainda em 2013 tivemos as assembleias ministradas pela direção e uma delas foi publicada no site do Rio educa   Veja aqui: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3046
Tivemos também, neste site a homenagem feita à equipe e divulgando o prêmio nacional da Feira de Trocas.

UFA! Chegamos ao ano de 2013 no nosso Blog com essa grande postagem retrospectiva. 


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sob nova direção... literalmente!

Em janeiro do ano de 2012 tivemos a honra de exercer a função de gestoras da (até então) Escola Municipal Chácara do Céu e junto com essa nova caminhada, vieram (obviamente) grandes desafios sendo um deles, inclusive, de atualizar este Blog e dar a ele uma nova "cara". Bem, não foi possível fazê-lo quando gostaríamos devido as atribulações e atividades que toda mudança - por menor que seja - traz, e acreditem, essa escola passou por grandes mudanças. O ano de 2012 foi um ano de inserção do novo modelo de educação que gostaríamos de implantar nessa Unidade Escolar, mas também foi o ano que tivemos que aprender a fazer SDP, PDDE, merenda, Controle Acadêmico, Projetos, Controle Funcional, rever resoluções, leis, rotinas, discutir e capacitar nossa equipe para que ela também se adaptasse a nós - e nós a ela entre outras inúmeras atribuições de uma gestão escolar. E acreditem, não foi, nem é fácil, porém, nesse ano, com as mudanças mais assentadas e com as idéias e possibilidades mais firmes, pudemos encontrar um tempo para trazer o que há de novo e diferente - além do layout.
  Enfrentamos juntos - como equipe, momentos bons, momentos tensos, momentos até ruins, mas em nenhum deles esteve presente a inércia, portanto todos os momentos foram produtivos e acreditamos que nos moldaram para ser uma escola e equipe melhor que deseja implantar, através de sua prática diária, o que entende como melhor para a Educação do século XXI apostando, para isso na transformação como única e eterna forma de se moldar indivíduos e práticas. Contamos com sua crítica, com sua opinião, para nos ajustarmos agora, a você, nosso leitor virtual. O compromisso de postar algo periodicamente e transformar esse espaço em um espaço democrático, como a escola tenta ser- será selado e contamos com o entendimento caso não seja possível. Nós, Kamilla Broedel e Flávia Sereto, atuais gestoras deste Espaço de Desenvolvimento Infantil - sim, a mudança foi tanta, que o nome também entrou - somos agora o E.D.I.Chácara do Céu. Gostaríamos, nesse primeiro momento, de agradecer a todas as pessoas que acreditaram, apostaram e abraçaram essa transformação, e cito: Morgana Rezende - gerente da CRE quem, de alguma forma sempre me apoiou, a Equipe que torna, diariamente, esse processo possível e impossível: Maniza Costa, Viviane Lyrio,Isabelle Pacheco, Maria Cecília, Marcus Vinícius, Lauci Lopes, Socorro silva, Nilda da Silva e a toda a Comunidade Escolar, principalmente as crianças, motivadoras de nossos pensamentos para melhores propostas.



Turmas de 2012.
Turmas de 2013