sexta-feira, 19 de abril de 2013

Seguindo orientações  e estudos de diversos - e pasmem, antigos - pedagogos e educadores, e observando também que, a escola pública, por definição seria laica, nós, dessa gestão, resolvemos por em prática a desvinculação do currículo de Educação Infantil das datas comemorativas, tão celebradas e festejadas na maioria dos espaços Educacionais de anos iniciais e, num passado não muito distante, aqui mesmo, na Chácara do Céu (basta conferir imagens nas postagens dos anos anteriores). Precisamos registrar aqui, o quanto é difícil fazer essa desassociação quando diversos fatores como a pressão da mídia e a expectativa da própria comunidade pois a escola "sempre fez" contribui para a permanência deste hábito.

Durante o ano, e nas reuniões pedagógicas com equipe e responsáveis, fomos capacitando, na medida do possível, e explicando como o trabalho  com projetos é mais recomendado para qualquer criança de qualquer turma, e  foi um ano com muitos questionamentos e muitas superações, mas que valeu a pena e em dezembro, finalizamos sem festa de natal e papai noel, e sim com uma semana de brincadeiras e oficinas diversificadas para encerrar o ano e com brinquedos reciclados para curtir nas férias.
As mesmas oficinas foram propostas no dia das crianças, onde percebemos que as mesmas estavam com uma ideia de consumo muito forte.  Nas assembleias ministradas pela direção percebemos que elas falavam muito mais em comprar ou em ganhar do que propriamente o que estava acontecendo nas vidas delas, e com isso, iniciamos o projeto Feira de Trocas Toma lá dá Cá, que é um projeto com o principal objetivo de diminuir o consumismo e é um projeto aplicável em qualquer lugar, com qualquer público.  Atualmente a Feira de Trocas está na sua 5ª Edição e foi premiada nacionalmente pelo concurso de tecnologias sociais promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum. http://www.aprenderensinarts.com.br/
A Primeira Edição desta feira foi aqui, na escola propondo troca de brinquedos, na semana do dia das crianças.
Primeira Edição da feira de trocas Toma lá dá cá

Trocas em ação!

 Ainda na páscoa, a Equipe optou por valorizar o trabalho da criança e ensiná-las a fazer o chocolate e o bolo de chocolate e confeitá-lo através de oficinas.  Dessa forma, a páscoa, o dia das crianças e o fim do ano letivo, foram trabalhados com mais consciência e menos festas e sem um currículo que pula de uma data comemorativa para outra.
Oficina cupcake e confeitagem
Oficina culinária

As oficinas fizeram parte da rotina naquela semana, sem alardes, e as crianças repassaram esses conceitos em casa.  Recebemos retorno quanto à reciclagem por exemplo com o relato da mãe do aluno Juan Gabriel Miranda Hespanhol que percebendo muitas canetas espalhadas em sua casa, pegou uma garrafa PET, cortou e fez um porta lápis para a casa. Essas pequenas demonstrações fazem o esforço valer a pena!  
Assim, com a premiação da feira de trocas e das oficinas do subprojeto "Eu que fiz", com a preocupação de todos nós em amenizar nossa "estadia" no Planeta Terra e tornar nossa existência menos impactante para o meio ambiente através da preocupação com o mesmo, com os cuidados com o lixo e demais questões ambientais... o nosso Plano de trabalho anual para 2013 é sustentabilidade.
Oficina de pintura com gelo

Oficina de faz de conta

Ainda oficina de faz de conta 

Contação de histórias com retoprojetor

Piquenique na praça

Pintura no isopor

Ainda em 2013 tivemos as assembleias ministradas pela direção e uma delas foi publicada no site do Rio educa   Veja aqui: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3046
Tivemos também, neste site a homenagem feita à equipe e divulgando o prêmio nacional da Feira de Trocas.

UFA! Chegamos ao ano de 2013 no nosso Blog com essa grande postagem retrospectiva. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário